Cooperja

Baixe agora nosso aplicativo!

No próximo dia 10 de agosto a Associação de Agricultores de Dom Pedrito realizará o 13º Seminário Lavoura em Evolução. O evento acontecerá no Clube Comercial, com programação voltada às questões de mercado, clima e tecnologias para as principais culturas da Região da Campanha. À noite, a entidade promove o 11º Jantar do Arroz, no Dom Pedrito Country Club, com uma palestra sobre as políticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a orizicultura, pelo ministro Mendes Ribeiro Filho, seguido do jantar e o show com Rodrigo Soltton.

Já o Seminário Lavoura em Evolução, na parte da manhã, abordará as tendências do mercado de soja para o ciclo 2012/13 com o economista Argemiro Brum, da Universidade de Ijuí, seguido pela palestra da pesquisadora Ana Berneche, da Embrapa Clima Temperado, sobre as cultivares de soja indicadas para o plantio em áreas de arroz. Ainda na parte da manhã, após um breve intervalo, o consultor ambiental da Farsul, Eduardo Condorelli, abordará aspectos gerais do novo Código Florestal Brasileiro e responderá perguntas dos participantes. Alexandre Aguiar, da MetSul Meteorologia, finalizará a programação da manhã apresentando as tendências climáticas para a safra de verão 2012/13.

A Associação de Agricultores de Dom Pedrito espera a presença de 400 produtores rurais do município e da Metade Sul gaúcha, além de técnicos, estudantes e empresários das áreas afins. Com este público, na parte da tarde a programação começa com o painel: Desafios e oportunidades para o arroz brasileiro no mercado internacional. O palestrante será Tiago Sarmento Barata, da Agrotendências Consultoria. Serão debatedores: o produtor Gilberto Pilecco, de Alegrete (RS), o produtor e exportador Mário Petry de Souza, de Tapes (RS) e Julberto Mendes, gerente da área de exportação da Cooperja, de Jacinto Machado (SC). O moderador será o vice-presidente regional da Bolsa Brasileira de Mercadorias, Jair Almeida da Silva.

Após, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pilon, abordará as estratégias para a persificação sustentável da agricultura na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria - da governança às tecnologias. No retorno de um coffee break, os participantes terão a palestra: Lavoura Protegida - Seguro Agrícola Privado, pelo diretor executivo da Tovese Corretora de Seguros, Otávio Simch. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, falará sobre a persificação de culturas - alternativa para o desenvolvimento da orizicultura gaúcha. A palestra de encerramento será do secretário estadual da Agricultura, Pesca e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que tratará do Programa de Desenvolvimento da Agropecuária do Rio Grande do Sul.

 
Informações sobre o 13º Seminário Lavoura em Evolução e reservas para o 11º Jantar do Arroz podem ser obtidos na Associação de Agricultores de Dom Pedrito, pelo e-mail assagri@terra.com.br e telefones (53) 3243-3256 ou 3243-2562.

Fonte: Imprensa AADP

Levamos as notícias até você

Cadastre seu e-mail e nós enviaremos as notícias e
acontecimentos da Cooperja. Fique bem informado!

Cooperja e os cookies: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Baixe agora nosso aplicativo!