Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Acesso Associados

Notícias e Eventos

Veterinário participa de curso de Diagnóstico e Ultrassonografia animal

03/04/2018

Do dia 21 a 24 de março, o médico veterinário da Cooperja, Renan Molgaro, participou do curso “Diagnóstico de Gestação por Palpação e Ultrassonografia em Fêmeas Bovinas e Equinas”. A capacitação aconteceu no Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal, na Fazenda Santa Maria, em Assaí, no Paraná.

O curso foi organizado pela empresa Sheep Embryo Reprodução Animal, e as aulas ministradas pelos médicos veterinários Gustavo M. G. dos Santos e Katia Cristina S. Santos. Voltada a médicos veterinários, a capacitação visou dotar de recursos técnicos os profissionais que já trabalham na área de reprodução.

Segundo o cronograma de atividades, no primeiro dia ocorreram aulas teóricas de: palpação retal; anatomia do aparelho reprodutor; conceitos gerais da fisiologia ovariana; desenvolvimento gestacional; exame ginecológico geral; diagnostico de patologias uterinas e ovarianas; estimativa da idade fetal. Assim como aulas teóricas de Ultrassonografia, como: princípios, seleção e ajustes básicos do aparelho de ultrassonografia; acompanhamento da dinâmica folicular ovarianas; diagnostico precoce de gestação; estimativa de idade fetal e; benefícios econômicos da ultrassonografia na prática reprodutiva.

Nos dias seguintes, aconteceram aulas práticas de: palpação retal; exame ginecológico geral; identificação de órgãos reprodutivos; diagnostico de gestação por palpação retal e; estimativa de idade fetal.

''O meu objetivo com este curso foi ter mais conhecimentos na areá de ultrassonografia, tanto para bovinos, quanto equinos. Sabemos que é uma técnica moderna, precisa e não invasiva. O ato desta, qualifica um melhoramento nos controles reprodutivos, como acompanhamento de gestação, diagnóstico precoce para antecipar a confirmação de uma prenhes no animal, sexagem do feto, gestação múltiplas, avaliação folicular e corpo lúteo e por fim, patologias do trato reprodutivo”, explica Renan.

Voltar

Mais Notícias

  • 16/07/2018 Grupo de associados visita a Fecoagro Saiba mais
  • 11/07/2018 Promoção Barras de Cereais Quaker!! Saiba mais
  • 02/07/2018 Cooperja realiza Dia de Cooperar Saiba mais