Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Acesso Associados

Notícias e Eventos

Cooperja prepara Dia de Cooperar 2018

28/03/2018

A Cooperja dá início aos preparativos para o Dia de Cooperar 2018, que este ano possui o tema “Atitudes simples movem o mundo”, Para tanto, criou o projeto “Resgatando o conhecimento, colhendo qualidade de vida”, em parceria com a Epagri, envolvendo os Núcleos Femininos da Cooperativa e a Pastoral da Saúde de Jacinto Machado. Ressalta-se que estas quatro entidades/núcleos, formam o Grupo Temático de Plantas Bioativas, que já existe há 6 anos e trabalha de forma efetiva no Horto do Campo Demonstrativo Cooperja. Uni-los é demonstrar que cooperando ideias podem ser colocadas em práticas e acima de tudo, podem ajudar muitas pessoas.

O objetivo do projeto é resgatar e valorizar o conhecimento popular das antigas gerações, na utilização de espécies de plantas medicinais/bioativas. Aliando assim, o conhecimento científico, para repassar às novas gerações. O foco principal é melhorar qualidade de vida e bem o estar das famílias.

Segundo a coordenadora social da Cooperja, Elizabete B. Dos Santos e a extensionista da Epagri, de Jacinto Machado, Aline Hahn Fernandes, a saúde é o bem mais precioso que o ser humano possui. “Sabendo da importância das Plantas Medicinais, Bioativas, PANC’s (Plantas Alimentícias Não Convencionais), Nutracêuticas e suas demais formas de abordagem na vida das pessoas, a Epagri, Pastoral da saúde e Núcleos femininos da Cooperja, integraram uma parceria para mostrar a importância deste tema, resgatando o conhecimento popular e aliando-o ao conhecimento científico”, destacam.

O evento pontual deve acontecer no dia 29 de junho com uma palestra técnica para a comunidade em geral sobre o tema “Saúde e Qualidade de Vida”, em comemoração ao Dia do Cooperativismo, com troca-troca de espécies. Porém, o projeto terá atividades continuadas como: Divulgação do tema e do trabalho realizado pelas parcerias; oficinas de estudo das plantas e suas formas de utilização, aliado à manutenção do horto; oficinas para construção de sementeira e confecção de mudas; visitas técnicas regionais para troca de experiências; oficinas de multiplicação do conhecimento através da implantação de Mini Hortos nas escolas, abrangendo toda a comunidade escolar e; cursos de culinária com PANC’s e Uso da Biomassa de Banana Verde.

Voltar

Mais Notícias

  • 16/07/2018 Grupo de associados visita a Fecoagro Saiba mais
  • 11/07/2018 Promoção Barras de Cereais Quaker!! Saiba mais
  • 02/07/2018 Cooperja realiza Dia de Cooperar Saiba mais